Shopping Eldorado de São Paulo transforma telhado em horta sustentável


Shopping Eldorado de São Paulo transforma telhado em horta sustentável

Pés de berinjela, alface, pimenta, cebolinha, couve-flor e abobrinha são alguns dos alimentos cultivados no espaço.

 

 

Em uma grande cidade como São Paulo, cheia de prédios para todos os lados, a vida verde é bem-vinda. Os responsáveis pelo gerenciamento do Shopping Eldorado foram além do inserir plantas na decoração e criaram um teto sustentável, formado por horta orgânica que reaproveita a matéria por meio de usina de compostagem no próprio prédio.

O material é utilizado no cultivo de hortaliças, legumes e verduras em uma área de 5 mil m² no telhado do empreendimento. Segundo Ricardo Gonçalves Omar, gerente de Operações do shopping, o projeto permite dar um destino ecologicamente correto a 30% do lixo produzido pelo shopping, número que deve crescer em pouco tempo. “Nossa intenção é chegar a 95% de reaproveitamento em até dois anos”.

De 2012, quando foi iniciada, até os dias de hoje foram plantados no local pés de berinjela, alface, pimenta, cebolinha, couve-flor, abobrinha, repolho pimentão, salsinha, hortelã e capim-cidreira. Todos esses alimentos são plantados em caixas e baldes reciclados e irrigados por um sistema que utiliza água de reuso e não leva qualquer agrotóxico. Toda a colheita é distribuída aos funcionários do shopping.

Tem interesse em conhecer de perto a horta? O Eldorado disponibiliza horários para visitas toda semana, às terças-feiras. É preciso, apenas, entrar em contato pelo telefone (11) 2197-7815 ou via e-mail, nosac.eldorado@shoppingeldorado.com.br.
 

Fonte: http://www.biobrazilfair.com.br/2016/noticias_detalhe.asp?noticia_id=34323