Soluções para Aterros Sanitários

Definição

É reconhecida a importância dos aterros sanitários, afinal, toneladas de lixo são geradas por dia. O que preocupa é a consequência futura, começando pelo que se destina ao aterro, sua vida útil e os cuidados após seu fechamento.
Entendemos que a célula de um aterro é, sem duvida, seu maior patrimônio. Sendo assim, a contribuição Bioideias começa por potencializar o aumento dessa vida útil do aterro e ainda reduzir o máximo possível o seu passivo ambiental futuro!

É sabido que apenas 15% dos resíduos que chegam aos aterros são resíduos secos, e o grande vilão é justamente a parte orgânica do lixo, maior responsável pela geração de chorumes e gazes e, na maioria das vezes, nunca tratado devidamente.
Estudos nacionais da gravimetria do lixo apontam que 50% do lixo é de origem orgânica. Através da tecnologia BioIdeias, essa imensa porção pode ser tratada e transformada em insumo para agricultura e/ou biomassa para geração de Bioenergia. Seguindo os estudos, o reciclável apresenta-se na ordem de 25%, o lixo grosso especificado em torno de 15% (móveis, eletrodomésticos, etc).

Ou seja, do total do lixo, apenas 10% são restos secos, que poderiam ser enterrados. Isso aumentaria a vida útil dos aterros e nossa responsabilidade social e ambiental.
A proposta para aterros sanitários sustentáveis BioIdeias trata o chorume gerado pelo aterro existente através de tecnologia patenteada, promovendo a reutilização da água e ainda transforma os resíduos orgânicos em insumos. O lixo nosso de cada dia tem jeito!