Tratamento de Efluentes

Definição

Tecnologia 100% natural aplicada ao tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Desenvolvida pela Bioideias, a Biopolimeraze atua como fracionador de sólidos em suspensão, floculador e inversor molecular, resultando na descontaminação do efluente e na eliminação de odores. O resultado desse tratamento de efluentes de base natural, promove a transformação do lodo em insumo para o segmento agrícola ou biomassa para geração de energia e ainda permite o reuso da água para irrigação de jardins, fertirrigação ou mesmo no resfriamento/aquecimento de caldeiras.
Diferente do sistema convencional, compostos por grandes estruturas que demandam alto investimento inicial e de manutenção e operação. Devido a essas características, a implantação de unidades de tratamento de efluente convencionais em cidades com menor número de habitantes se mostram economicamente inviável e assim é muito comum vermos que nesses locais não há essa estrutura.

As soluções tecnológicas desenvolvidas tem um dos objetivos de complementar e ajudar nos processos hoje existentes, ou seja, podemos através dela aumentar a eficiência dos projetos e processos de tratamento de efluente que já estão em operação. Podemos mudar a concepção de futuras unidades de modo que elas fiquem mais acessíveis financeiramente, aumentando não só a construção de novas unidades de tratamento em municípios onde antes não era viável, como tornando o processo competitivo em municípios que antes tinham prejuízos. Um dos pontos fortes da tecnologia diz respeito às membranas de ultra filtração. Essas membranas utilizadas hoje para o tratamento de efluente são sensíveis e apresentam um valor alto. Devido a sua sensibilidade a vida útil é pequena aumentando o custo de operação e manutenção das unidades que a usam. Assim, com a tecnologia de Biopolímero, desenvolvida pela Bioideias, para tratamento de efluente que ajuda no processo de decantação da matéria orgânica, conseguimos enviar para membrana um efluente com menor número de partículas e consequentemente aumentar a vida útil desse equipamento.

Apresentamos um produto de base natural e ecológico que quando utilizado, opera em unidades, além de tratarmos o efluente, tratamos também o lodo, transformando-o ou em adubo organomineral para agricultura ou fonte de matéria prima para geração de energia através da Biomassa.

Após isso, esse Organocomposto tem potencial também para ser transformado em adubo organomineral para agricultura, adicionando não só o NPK necessário para a cultura que o fazendeiro possui em sua plantação, como adição de algumas tecnologias da Bioideias que melhoram a absorção de nutrientes pela planta e assim a produtividade da mesma. Esses adubos organominerais se apresentaram mais baratos que os presentes no mercado fornecidos por outras empresas, trazendo o benefício econômico para o cliente.



Cases

Tratamento de Efluentes

Ver case